Essa região é tãããão linda! No chamado Vale dos Vinhedos encontram-se dezenas de vinícolas (uma mais linda que a outra), oferecendo um turismo enogastronômico. Ficamos 3 dias, conhecemos muitos lugares, mas com certeza é possível ficar mais tempo para curtir com calma.
Como Chegar?
A opção mais fácil é pegar um voo até Porto Alegre, e a partir daí, leva-se em torno de 1:30 a 2h de carro até chegar em Bento Gonçalves. A estrada é boa.
Quando ir?
O clima do inverno atrai turistas até a serra, porém se você quiser ver as parreiras cheias e carregadas, não vá nessa época, pois estarão secas. A época da vindima acontece entre Janeiro a Março e é fácil encontrar eventos da Pisa da Uva nas vinícolas.
Onde ficar?
Nossa escolha e recomendação é o Castello Benvenutti, localizado em Bento Gonçalves e perto de vários pontos para visitar.
A construção é maravilhosa, toda em pedras e você se sente dentro de um castelo mesmo. Os quartos são amplos e muito confortáveis, a recepção também foi super agradável, com suco de uva da região(é claro), chocolates, uma cuca deliciosa e bilhetinho.
O café da manhã é caprichado, bem variado e na parte de bebidas tem até espumantes da região.
Como se não bastasse, dentro do hotel ainda fica um Restaurante incrível, o Dona Carolina. (Falamos mais sobre ele aqui)
Recomendo fortemente essa Pousada, mas a região tem muitas opções bem interessantes, como por exemplo o Lote20 Hotel Boutique, o famoso Hotel & Spa do Vinho, Botte di Vino (o quarto é dentro de uma pipa de vinho) ou ainda a Rede Laghetto.
Vinícolas
Existem MUITAS opções para visitar, então fizemos a seleção das que consideramos mais interessantes de acordo com nosso tempo, mas com certeza daria para voltar e conhecer muitos mais.
Miolo Fizemos o tour que inclui visitação + acesso ao vinhedo + degustação de 4 rótulos no final. Recomendo consultar o site deles para conferir todos os horários disponíveis. Eles também tem o Wine Garden, que acontece no jardim da vinícola e precisa ser reservado.
Cave de Pedra Como o nome já sugere, ela é feita de pedras, tem um ambiente interno lindo. Passamos para conhecer, pois estava muito próxima da Miolo, mas como já tínhamos outra visita agendada, não foi possível fazer nesta. Entretanto, acredito que vale uma visita!
Larentis É uma vinícola pequena, com salão elegante e parreirais extensos, onde é possível realizar um piquenique, reservando direto pelo site. Também tem este balanço, pertinho das videiras.
Casa Valduga Esta NÃO PODE ficar de fora do seu roteiro, até por que foi eleito como um dos 1000 lugares a conhecer antes de morrer. Só aí já dá para imaginar, né? Contam com diversas opções de experiência, e nós fomos na Visitação Tradicional, que teve aprox. 2h de duração, inclui degustação de 5 rótulos + 1 taça de brinde. A vinícola é enorme, é possível ver os processos acontecendo durante o percurso, como por ex: colocação de rótulos nas garrafas manualmente, além de visitar uma sala de descanso dos vinhos, que é algo bem diferenciado! Todas as experiências, horários e loja para comprar o ingresso estão no site deles.
Garibaldi A Cooperativa se localiza no centro de Garibaldi, ficou 5 anos consecutivos entre os melhores do mundo e oferece algumas opções de experiências. Escolhemos a Harmonização de Espumantes e Vinhos com Trufas Artesanais, guiada por um especialista. A experiência tem duração média de 1:15h, no valor de R$50,00/pessoa e é feita dentro de uma pipa de vinho gigante, que era utilizada para produção. Adquirindo pelo APP PRIME GOURMET, você compra 1 ingresso e GANHA o outro! Use o cupom COMEREVOAR na ativação da assinatura para ter desconto :) Necessário reserva!
Cristofoli A Vinhos Cristofoli é um lugar daqueles onde saímos encantados, pelo ambiente, pela recepçaõ da Leticia que nos explicou tudo com tanto carinho, pelos produtos.. Optamos pelo "Spuntino", experiência com opções de lanches regionais/tábuas de frios junto com degustação de vinhos e espumantes que podemos escolher. Foi simplesmente SENSACIONAL! Tudo estava perfeitamente delicioso. Também oferecem outras experiências, dentre elas o "Edredom nos Parreirais", e a Vindima. Veja tudo no site .
Explorando então a região do Vale do Rio das Antas, vamos ao Distrito de Tuiuty interior de Bento Gonçalves.
Como Chegar?
Do Vale dos Vinhedos até Tuiuty é um trajeto de +-3o minutos, super tranquilo o acesso.
Onde ficar?
Reservamos a Villa Tuiuty Pousada de Charme , que conta com acomodações lindíssimas, muito bem decoradas e aconchegantes. Café da manhã completo e área de lazer.
Vinícolas
A Salton fica bem pertinho do hotel, tem uma construção muito bonita e assim como as demais, oferece tour/degustações. É necessário agendamento prévio diretamente no site (e no meio de tanto agendamento, acabei não reservando.. Então não visitamos :/ )
A vinícola Cainelli é menor, mas também conhecida na região, e oferece várias opções como almoço harmonizado, wine brunch, piquenique, entre outros.
Comments